Gostou do Blog? Então Siga me os Bons!

Mural de recados - escreva o seu aqui!!

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Manipulação de boletins de ocorrência será tema de audiência

A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou, nesta terça-feira (14/2/12), solicitação de audiência conjunta com a Comissão de Direitos Humanos, a fim de obter esclarecimentos sobre possível manipulação de dados em Registro de Eventos de Defesa Social (REDS), conforme veiculado pelo jornal “Hoje em dia” em 06/02/12. De acordo com os deputados Sargento Rodrigues (PDT), Durval Ângelo (PT) e Rogério Correia (PT), autores do requerimento, a matéria traz denúncia feita por policiais militares, de que, para cumprir a meta estipulada anualmente pela Secretaria de Defesa Social (Seds), estariam sendo obrigados por superiores a manipular boletins de ocorrência para reduzir estatísticas de crimes violentos. A audiência será no dia 28/02, terça-feira, às 10 horas.

Diante dos fatos, o deputado Sargento Rodrigues solicita àqueles companheiros que, de alguma forma, tenham sido orientados por seus comandantes a alterarem a codificação de ocorrências, enviem a denúncia para ele. “Preciso do apoio de todos para apurarmos se a denúncia procede ou não. Para tanto, solicito que me encaminhem o relato da situação até o dia 28/02, se possível, para que possamos tomar as devidas providências durante a audiência, onde teremos a presença das autoridades responsáveis. Quanto mais informações e provas tivermos, mais rápido conseguiremos apurar”, ressalta o deputado.


É importante ressaltar que será mantido total sigilo sobre a autoria das denúncias, pois o deputado tem, garantido por lei, o direito de não revelar a fonte das informações que recebe.

Greve de militares – Durante a reunião, o deputado Sargento Rodrigues solicitou envio de ofícios aos governadores do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e da Bahia, Jaques Wagner. Ao primeiro, o parlamentar manifesta repúdio à prisão de 17 policiais militares e 11 bombeiros militares no presídio de Bangu I e solicita a transferência imediata dos militares para acautelamento adequado em quartéis, a fim de evitar o contato com presos de alta periculosidade; ao governador da Bahia, o deputado solicita a não criminalização do movimento grevista dos policiais, e pede providências para que a Advocacia-Geral do Estado atue para a libertação dos policiais presos em decorrência da greve.

Outro requerimento, também do deputado Sargento Rodrigues, foi para realização de visita da Comissão de Segurança Pública da ALMG aos governadores do Rio de Janeiro e Bahia. O objetivo é negociar a liberdade e ainda transferências de policiais e bombeiros militares participantes de movimentos grevistas em busca de melhores salários. O parlamentar afirmou que “é fácil para quem ganha 20 ou 30 mil pegar uma caneta e declarar ilegal o movimento do sindicato. Os policiais do Rio têm o segundo menor salário da categoria do País”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogger news

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...